Na postagem de hoje é para colocar dois assuntos importantes e fazer uma lista (indiretamente) de prós e contras. Muita gente questiona as duas de uma maneira sem conhecimento algum ou por simplesmente dizer que o melhor para o povo, seja no Brasil ou em qualquer canto da Terra é a República... por em seu nome já dizer que é de todos, só que não é bem assim...
Sempre que vejo alguma reportagem sobre algum país pertence a Monarquia [governado por um Rei ou Imperador] as pessoas que vivem na República chegam a fazer comentários bem fora de cogitação ... Só que tudo isso é por falta de informação.
Vejamos, existem três formas de governo: República, Monarquia e Anarquia.
Aprofundarei hoje sobre a Monarquia versus República:
- Monarquia
- Constitucionais - onde o Monarca/rei tem limitação de poder, vindo das leis constitucionais. Os principais países: Austrália, Canadá, Espanha, Jamaica, Reino Unido, entre outros, possuem uma Monarquia Constitucional;
- Absoluto - como o próprio nome já diz, o monarca/rei tem o poder absoluto sobre a nação, tem a responsabilidade, é independente e superior aos outros órgãos do Estado. Países como Arábia Saudita (reino), Omã (sultanado), Brunei (sultanado oficial), Catar (emirado não oficial), Suazilândia (reino) e Vaticano(papado) possuem uma Monarquia absoluta.
- República
Crítica pessoal: Já vi muita gente criticando o Reino Unido, porque o povo é 'besta' em ficar sustentando a família Real com tudo que eles têm de melhor. Só que ninguém nunca parou para pensar o seguinte: o Reino Unido tem seus problemas, mas te garanto que todo aquele dinheiro com impostos pagos a ele foram devidamente usados. Na Inglaterra por exemplo, a saúde não tem comparação, se vocês procurarem sobre isso observarão que não estou fazendo rodeios nem nada. É pura verdade. Em 2011 tive uma professora [a Gleycimara] de Primeiros Socorros, no meu 3º ano do ensino médio, ela havia passado um documentário SOS SAÚDE, esse documentário faz uma comparação a saúde dos EUA e de vários outros países. O Youtube disponibiliza o documentário completo.
Veja abaixo uma parte do documentário falando sobre o 'SUS' da Inglaterra.
Preste bem atenção !!
Em outras maneiras de criticar as duas formas de governo, observe:
- Nós, que vivemos em um país cuja forma de governo é a República, temos mais do que conhecimento do que acontece com o dinheiro público: é "arrecadado" em obras públicas com "benefícios" sem previsão de estarem funcionando daqui a cinco anos ou mais. Entra governo, sai governo e nosso dinheiro é usado apenas para atrair o povo para "melhorias", que chamo de 'tapa buraco'.
- Você acha que um país cuja forma de governo é a Monarquia, seja o Monarca ou o Parlamento, gastará o dinheiro que é dele para fazer uma obra sem um objetivo que dê lucros a ele e ao povo? Está claro que não. A República vai gastar bilhões em uma obra para mostrar serviço, fazer praças e asfaltar ruas, sendo que 50% desse dinheiro entra no bolso de empresários e políticos. Na Monarquia quem fica no prejuízo é o responsável que mandou fazer a obra, pois ele precisa de um retorno do dinheiro gasto.
- Um ponto muito importante: EDUCAÇÃO. Acho que muita gente tem a consciência de que a EDUCAÇÃO é fundamental para o crescimento do país, seja República ou Monarquia. Só que você acha que aquele país 'República' vai se preocupar em melhorar ? Não, ele vai se preocupar em como piorá-la, já que com a EDUCAÇÃO as pessoas podem mudar o mundo em volta. Uma mente sã e com o despertar do que é certo e errado para a vida dele e o futuro é melhor do que uma mente vazia, onde você é manipulado pelo dinheiro que você recebe do governo, usado como um 'cala a boca' ou muito pior, um tampão para os óculos daquele que não quer ver.
- A corrupção - TEM EM TODO O LUGAR. Mas te garanto que aquele governante irá 'enxotar' o corrupto, pois essa pessoa pode fracassar tudo que o país já tem de bom ... na República a probabilidade de chamarem mais gente para dentro dele é 99,9%, para não falar 100% [não quero ser mais negativa].
Lembre-se, a nossa República 'nasceu' de um problema pessoal que não foi separado do ódio. Para quem não leu, Postagem sobre a verdadeira História da Proclamação da República Brasileira.
Vou ficando por aqui e espero que vocês tenham gostado.
Reflitam!
Nenhum comentário:
Postar um comentário